4 de nov. de 2009

g Instrução e praxes leonísticas

Colocação correta das bandeiras

bandeira Uma das dúvidas e erros mais frequentes praticados em solenidades oficiais e reuniões dos Lions Clubes é a disposição das bandeiras. Confira o que determina a lei e o protocolo oficial sobre o tema.

O uso da bandeira nacional é regulamentado pela Lei número 5.700 de 01 de setembro de 1971 (com alterações estabelecidas por decretos e pela lei mais recente publicada em maio de 1992). Esta regulamentação deve ser seguida por todas as entidades, incluindo portanto, o Lions.

Quanto à colocação das bandeiras, é definido que as mesmas devem ser colocadas sempre “à direita das tribunas, púlpitos, mesa de reunião ou trabalho”. Ou seja, para quem está na mesa principal, de frente para o público, as bandeiras ficam a sua direita.

Já para quem está na platéia, voltado para a mesa principal, as bandeiras ficam a sua esquerda.

A lei determina ainda que “a bandeira não poderá ser ocultada,  mesmo parcialmente, por pessoas sentadas nas suas imediações”.

Posicionamento das bandeiras

A posição das bandeiras do Brasil, Estado, Município e Lions mudam de acordo com o número de bandeiras expostas.

Quando o número de bandeiras for ímpar, a do Brasil fica sempre no centro. Quando for par, a bandeira do Brasil fica à esquerda de quem observa o pedestal, o mais próximo do centro (confira na figura).

Bandeiras

 

<< Início

Nenhum comentário: