15 de nov. de 2009

g Protocolo e praxes leonísticas

Composição da mesa principal

DSC_0028 Um dos grandes “dilemas” é organizar os lugares da mesa principal numa assembléia quando há autoridades presentes, sejam integrantes do Lions ou não.

Para auxiliar nesta organização citamos a seguir algumas orientações baseadas em manuais leonísticos, mas ressaltando que em cada local e oportunidade as regras podem ser adaptadas, pois esta é uma situação que as adaptações são indispensáveis.

A disposição da mesa principal deve ser de forma que ela seja totalmente visível a partir dos participantes da assembléia. Ninguém na mesa deve ficar “escondido”, ou seja, que não possa ser adequadamente visto a partir da platéia ou ele ver a platéia.

O número de pessoas na mesa deve seguir, portanto, a regra anterior. O espaço disponível para que todos os integrantes da mesa estejam em posição adequada é o que define o número de integrantes.

Se possível, deve haver o mesmo número de pessoas à direita e à esquerda do Presidente.

Quando há mais pessoas que poderiam ir para a mesa principal do que esta comporta, há a opção de “mesas principais acessórias”, localizadas próximas à principal, à frente das demais mesas da assembléia.

O responsável por organizar a mesa principal, geralmente o Diretor Social, deve fazer uma disposição prévia da mesma, evitando improvisos de última hora. É útil fazer um “mapa” da mesa com os nomes e lugares determinados. E, antes de iniciar a assembléia, conferir quem está presente para evitar convidar para compor a mesa pessoas ausentes, o que ocasiona lugares vazios.

Se um dos que deveria compor a mesa não chegar até o momento do início da assembléia, e não tiver confirmado sua presença e avisado do atraso, seu lugar pode ser destinado a outra autoridade. Se o retardatário chegar, ele deve ser conduzido a uma “mesa principal acessória” e sua presença anunciada assim que for possível.

O primeiro a ser chamado para compor a mesa é o dirigente da reunião (o Presidente nas Assembléias dos Clubes), continuando a partir da pessoa de menor cargo até o mais alto cargo. Os lugares já devem estar pré-estabelecidos e devem estar com os nomes e cargos dos ocupantes ou alguém deve ser designado para levar o convidado até o seu lugar na mesa.

Após a mesa estar composta, não deve mais ocorrer improvisos ou “jeitinhos” para colocar alguém, como aumentar o número de lugares para atender retardatários.

Quanto ao cônjuge da autoridade que irá compor a mesa (seja CL, CaL, DM ou não associado(a) ao Lions, este(a), a princípio, ocupará a posição protocolar correspondente à autoridade. Excepcionalmente, quando houver um grande número de autoridades para ocupar a mesa, os cônjuges poderão ocupar uma mesa auxiliar, mas esta situação deve ser evitada e quando necessária, uma conversa prévia com o casal explicando a situação é indispensável.

Confira a relação oficial protocolar da ordem de precedência de autoridades.

Se você tem alguma sugestão, dúvida ou algo a acrescentar sobre este tema, por favor, use um espaço que é seu: os comentários.

<< Início

Um comentário:

Belmiro disse...

Mas a chamada não deve ser em ordem decrescente do maior para o menor??????