6 de mar. de 2010

g Dicas de segurança: como agir no elevador em pane

elevador Num dos programas da Ana Maria Braga os bombeiros ensinaram como agir em caso de elevador que trava, pára e dá pane. Muitas pessoas ficaram gravemente feridas ou até mesmo morreram ao tentarem sair do elevador pela metade aberta da porta do elevador.

Por isso NUNCA tente sair pelo buraco ou parte aberta de um elevador em pane, mesmo que o zelador ou outras pessoas o orientem a fazer isso, pois o elevador pode se movimentar e causar um grave acidente.

O procedimento correto é o seguinte:

1. Aperte o botão do alarme ou o que indica que está avisando alguém.

2.  Sente-se num canto. Em caso de descontrole emocional, abaixe a
cabeça e feche os olhos, aguarde, calmamente, que venha o socorro. É uma questão de tempo. Procure se lembrar de que você está trocando tempo por segurança.

3.  Não aceite ajuda de estranhos e nem saia com o elevador aberto pela metade! Ele poderá subir ou descer repentinamente. elevador1

4.  Os bombeiros, assim que chegarem, vão desligar a chave geral da casa de máquinas e testar com um aparelho, se o elevador está parado mesmo e totalmente inoperante. Então, ele avisará a outro bombeiro, via rádio, para que faça o procedimento junto à porta do elevador. E o elevador irá subir ou descer, completando o ciclo dele e parando no ponto seguro.

5.  Antes de entrar no elevador, sempre, verificar se ele está parado.
Esperar que as pessoas saiam antes de você entrar e ficar atento no número de ocupantes, se está compatível com o peso que diz na placa! Quando estiver muito cheio, evite entrar nele, pois poderá haver problema!

elevadores3Os bombeiros explicaram também que o elevador tem freios,suportes,
ganchos, tudo que oferece proteção total e que jamais um elevador cai, sem mais nem menos.

Portanto, a pessoa terá que se manter calma e sem pressa. Mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar) e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas!

Resumindo: se ficar preso só saia com a ajuda dos bombeiros, e não com a do zelador do prédio ou de outros “entendidos” que dizem que tudo já está sob controle.

E, em caso de Incêndio, jamais use o elevador. Faça uso da escada.

Telefone dos bombeiros: 193

<< Início

Nenhum comentário: