2 de fev de 2013

Rescaldo da Tragédia

      Aos poucos a população atingida, direta ou indiretamente, pela tragédia do incêndio da boate Kiss de Santa Maria, na madrugada do dia 27/01/13, vai saindo do estado de choque, porém, continuando na busca intensiva de apoio  para amenizar a dor da perda de seus entes queridos.
      Sabemos que todo acontecimento dessa natureza gera uma corrente de solidariedade individual,  de grupos, sociedades e instituições, governos municipal,  estadual e federal do mundo inteiro. 
       Tão logo a notícia da tragédia chegou  ao conhecimento dos governantes de nosso País, todos se fizeram presentes ou foram representados, oferecendo solidariedade, apoio e  recursos para socorrer os feridos e as familias de todos os atingidos pelo incêndio.
        Os Lions Clubes de Santa Maria também se apresentaram aos coordenadores da assistencia aos feridos e às familias dos atingidos pelo infortúnio. Em um primeiro momento, a Governadoria do Distrito Ld4 - Governador CL Dani e alguns assessores, estiveram presentes ao CDM, local onde estavam colocando os corpos para identificação,  oferecendo os serviços dos Lions Clubes. A ccordenação havia passado informação aos seguranças que fosse permitido ingresso ao CDM  somente de médicos, psicoólogos e pessoas que tinham parentes entre os mortos e feridos. Por outro lado, os serviços de comunicação(rádio) pediam a população para não se aproximar do local para não prejudicar a circulação de pessoas e veículos que traziam os corpos.
          Depois de algumas horas de trabalho de identificação, surgiu a necessidade do suprimento de  água potável e lanche, pois não se fazia intervalo naquele vale de lágrimas. De pronto se formou longa fila para entrega  do solicitado. Junto a este público estavam companheiros de clubes de serviços locais e de outras localidade levando sua contribuição.
          Diante desse desenrolar de atividade solidária, a Governadoria esteve atenta  e cautelosa, mantendo contato com a coordenação de apoio voluntário na busca de uma necessidade que justificasse uma chamada conjunta dos Lions Clubes locais e de  todo  Distrito LD4. Desse modo, até então não surgiu qualquer necessidade que justificasse uma ação conjunta dos clubes de serviço.
           Um gesto de grandeza  foi apresentado pelo nosso Diretor Internacional, área 3(America Latina e Caribe) CL Edson Karnopp, que encaminhou pedido a LCIF(Fundação Internacional de Lions Clubes) a fazer contato com diversos países em busca de Peles Humanas, o  que será  de fundamental importância para os feridos que tiveram queimadura de alto grau.
           Durante estes dias atribulados, a Governadoria recebeu inúmeros comunicados de Clubes do LD4 e de Clubes de outros Distritos Leonísticos do País oferencendo seus serviços.
           Pode ser que neste universo de voluntários haja algum grupo fazendo campanha para arrecadar fundos(dinheiro) em nome da instituição que representa, visando a beneficiar famílias dos atingidos. Se algum Clube de Lions ou de Leo  o fizer, deve ter o devido cuidado em destinar integralmente os recursos angariados,  não gerando suspeita na fidelidade da operação,  o que poderá afetar a credibilidade da instituição.
                       Em estado de  alerta !

               Gabinete da Governadoria do LD4
         

Nenhum comentário: