20 de abr. de 2017

Fundação do Lions Clube São Gabriel Plácido de Castro

      Em 17/04/2017, na sede da Câmara de Vereadores de São Gabriel, foi realizada a solenidade de Fundação do Lions Clube de São Gabriel Plácido de Castro, tendo como padrinho o Lions Clube de Santa Maria Camobi. 
       Seu 1º Presidente é a  CaL Maria de Lourdes de Almeida Garcia que, junto aos demais 24 associados, assumem o compromisso de estruturar e habilitar o novel clube a prestar serviços a comunidade. 
         O nome escolhido para o novo clube constitui uma homenagem ao um ilustre gabrielense que se destacou no cenário militar e civil, marcando memoráveis feitos.  Para saber mais sobre este nome, leia o texto a seguir: 
"José Plácido de Castro nasceu em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, em 12 de dezembro de 1873. Plácido de Castro trazia nas veias o gene de três gerações de militares. Filho do capitão Prudente da Fonseca Castro, veterano das campanhas do Uruguai e Paraguai, recebeu o nome do avô José Plácido de Castro, major paulista que, após combater na Campanha Cisplatina, radicou-se no Rio Grande do Sul. Seu bisavô Joaquim José Domingues participou da conquista das Missões em 1801.
Começou a trabalhar aos 12 anos, quando perdeu o pai, para sustentar a mãe e seus seis irmãos. Aos 16 anos ingressou na vida militar chegando a 2° sargento do 1° Regimento de Artilharia de Campanha, mais conhecido como ‘Boi de Botas’, em São Gabriel, hoje quartel do 6° Batalhão de Engenharia de Combate. Quando foi deflagrada a Revolução Federalista, Plácido encontrava-se na Escola Militar do Rio Grande do Sul, o velho Casarão da Várzea, hoje Colégio Militar de Porto Alegre. Os oficiais e cadetes pediram o fechamento da escola ao presidente Floriano Peixoto para que pudessem participar, com as forças legais, no combate à Revolução Federalista. Plácido de Castro discordava de seus camaradas e instrutores e lutou ao lado dos Maragatos, chegando ao posto de major. Com a derrota para os ‘Pica-paus’, que defendiam o governo Floriano Peixoto, o herói acreano abandonou a carreira militar e recusou a anistia oferecida aos envolvidos na Revolução.
Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi inspetor de alunos do Colégio Militar. Algum tempo depois foi fiscal nas docas do porto de Santos, em São Paulo e, voltando ao Rio, obteve o título de agrimensor. Inquieto e à procura de desafios viajou para o Acre, em 1899, para tentar a sorte como agrimensor.
 Demorou mais de um século para o Brasil fazer, finalmente, justiça a um dos seus mais bravos heróis. Em 17 de novembro de 2004, Plácido de Castro - o Libertador do Acre, foi entronizado no Panteão da Pátria e da Liberdade e, teve seu nome escrito no "Livro dos Heróis da Pátria" como o mais novo herói brasileiro. O Panteão da Pátria, construído entre 1985 e 1986, idealizado como um espaço para homenagear os heróis nacionais, está localizado no subsolo da Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Por ter sido um dos grandes responsáveis pela anexação do hoje estado do Acre ao Brasil, após a ação diplomática do Barão do Rio Branco no Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903, o intrépido gaúcho, reverenciado como um de seus maiores heróis, é o patrono do 4º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro - "Batalhão Plácido de Castro", sediado na capital do estado e integrante do Comando de Fronteira do Acre — e também, da Polícia Militar do Acre.
Em 1976, foi criado um novo município a cem quilômetros de Rio Branco que recebeu o nome de Plácido de Castro, em sua homenagem. Este município, por lei, foi considerado "cidade-irmã" de São Gabriel, cidade natal do heroico revolucionário.
A minissérie Amazônia, de Gálvez a Chico Mendes aborda a vida de Plácido de Castro, interpretado pelo ator Alexandre Borges"
Obs: A sede da PM de São Gabriel leva o nome de ... Plácido de Castro. Veja Fotos:
José Plácido de Castro

Sede da PM de São Gabriel

Veja as fotos do ato de inauguração do clube.







Ao fundo vê-se o Prédio Plácido de Castro, sede da PM de São Gabriel.





Encerramento da solenidade.






Nenhum comentário: