12 de set. de 2009

g Protocolo e praxes leonísticas

logo lions2 Nesta semana relembramos as normas que devem ser seguidas durante a Jaula Aberta, momento da Assembléia durante o qual o Presidente concede a palavra a Companheiros (as) e Domadoras.

Jaula Aberta em Lions quer dizer que a palavra à disposição para Companheiros (as) e Domadoras.

O tempo que cada um tem à disposição para falar é de três minutos. Se o assunto requerer mais tempo, é aconselhável solicitar ao CL Presidente mais tempo para expor o assunto. Mas é importante ser sucinto e objetivo. Não é o momento para discursos e longas considerações. Se isto for necessário, combine antes com o Diretor de Programas e o Presidente um espaço específico durante a Assembléia para a sua manifestação.

A jaula aberta é a oportunidade que os Companheiros, Companheiras e Domadoras tem de se manifestarem livremente para sugerir, transmitir informações, solicitar esclarecimentos, elogiarem, criticarem e prestarem outros esclarecimentos.

Somente os associados falam em jaula aberta, pois ela é privativa dos sócios do clube.

Os convidados e as autoridades, leonísticas ou não, falam em espaços específicos definidos pelo protocolo e seus pronunciamentos não devem ser limitados em relação ao tempo, embora uma prévia combinação do tempo a ser utilizado não seja inadequado.

A decisão de colocar a palavra à disposição é uma prerrogativa do CL Presidente, o qual, dependendo das circunstâncias da Assembléia, poderá decidir por não “abrir a jaula”.

Em suas manifestações, os Companheiros(as) e Domadoras devem inicialmente se dirigirem ao CL Presidente, demais autoridades leonísticas presentes e aos Companheiros(as) e Domadoras.

Em jaula aberta não se faz intervenções ou “apartes”. Se houver discórdia ou necessidade de complementação de um assunto, solicita-se a palavra ao Presidente e manifesta-se quando chegar a sua vez. Nunca se interrompe a explanação de outro associado(a).

Você concorda com estas normas? Tem sugestões ou correções a fazer? Manifeste-se através dos comentários. Sua contribuição será muito bem-vinda.

<< Início

4 comentários:

LIONS CLUBE BATOVI disse...

Em primeiro lugar, quero dar os parabéns aos companheiros que tiveram a brilhante idéia de elaborarem os artigos do 'PROTOCOLO E PRAXES LEONISTICAS", tenho a certeza que serão de grande valia a todos.
Em segundo lugar, gostaria de tirar uma dúvida:se Jaula Aberta é a palavra à disposição dos associados, conforme o parágrafo 5 "SOMENTE OS ASSOCIADOS FALAM EM JAULA ABERTA, POIS ELA É PRIVATIVA DOS SÓCIOS DO CLUBE". Fiquei me questionando: se domadoras não são associadas porque o Presidente colocaria a palavra a disposição delas? elas também têm direito a se manifestar e opinar? eu sempre soube que Domadoras não têm direito a voz e nem a voto. Alguma coisa mudou ou me passaram conhecimentos errados? Gostaria de um esclarecimento maior sobre o assunto ou a indicação de onde posso pesquisar.
Saudações leonísticas,
CaL IRMA BENEDETTI RODRIGUES
PRESIDENTE DO LIONS CLUBE BATOVI

CL Jorge Montardo - LC Ijuí disse...

CaL Irma:
Não sou um grande conhecedor das normas leonísticas, mas tenho a impressão de que algumas regras estabelecidas vão se alterando com o passar do tempo e acabam se tornando válidas por consenso. Acredito que a participação das domadoras nas assembléias é um dos exemplos em que a prática acabou por prevalecer sobre as normas escritas. Atualmente a domadora não pode ocupar cargos no Lions, pois para isso precisa se tornar CaL, mas em outras questões, como participação ativa nas assembléias,inclusive com direito a palavra em jaula aberta, é algo assumido como normal em muitos Lions Clubes.Eu, particularmente,acho correto. Mas vamos aguardar outras opiniões.

CL Cassol LC Ijui disse...

Uma opinião:
Muito embora as normas digam que jaula aberta é privativa para manifestação de sócios (associados), acredito isso não deva ser levado "ao pé da letra", deve-se sim, sempre, como em tantas outras situações, existir uma boa dose de bom senso.
"O que deve prevalecer é o espírito da lei, e não tão somente a lei".
E mais - a única diferença entre a DM e CaL é o título. Na prática a DM é e deve ser participante ativa dos nosos clubes.

Hermes Bressan disse...

A Domadora, mesmo não sendo Companheira Leão, pertence ao movimento leonístico. Por isso tem o direito de se manifestar em eventos leonísticos. Como o CL Cassol se manifestou anteriormente, "Deve prevalecer o espírito da lei". O legislador, mentor da norma, quis separar estranhos ao movimento leonístico no momento de fazer uso da palavra. Quando se tem convidado, não Leão, este falará em outro momento indicado pelo Mestre de Cerimônia ou Presidente da Assambléia, mas não em Jaula Aberta. Fonte: Grades da Jaula, Leão Sabido. CL Bressan - Lions Itararé